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quinta-feira, 25 de março de 2010

Determinação do preço de equilíbrio

A procura é muito delicada ao preço dos bens, não sendo este o único factor que a influência.


A lei da procura é à medida que o preço dos bens varia, a procura também varia, aumentando ou diminuindo.

A lei da oferta é quando o preço do bem aumenta a quantidade oferecida aumenta.

O preço de equilíbrio é o preço sem que a quantidade procurada é igual à quantidade oferecida.

A formação de preços

Na concorrência perfeita, as empresas que têm um número elevado de empresas, de dimensão reduzida, e igualmente um número elevado de compradores o preço de um bem ou serviço forma-se pela interacção de dois componentes do mercado, a oferta e a procura.

O processo de formação do preço nas economias reais

O preço de um bem ou de um serviço ao ser lançado no mercado é o resultado de um conjunto de factores ou de um conjunto de custos que lhe foram acusados para a sua produção.


Mark-up, em Economia, consiste no cálculo do custo médio (CM) do produto adicionado pela respectiva margem de lucro (ML): Preço=CM+ML

A formação dos preços nos mercados de concorrência imperfeita

Nos mercados de concorrência imperfeita, em monopólio, a formação dos preços é feita de forma unilateral, visto que a empresa funciona sozinha no mercado sem haver concorrência, assim os preços são afixados pela empresa monopolista sem ocorrer qualquer interacção entre a oferta e a procura, designam-se por pricemakers.

Factores que influenciam a oferta

Os factores que influenciam a oferta, são da mesma forma que se passa com a procura, também a oferta é influenciada pelos seguintes factores: o preço do bem variando as quantidades oferecidas com a variação do preço; o preço dos outros bens que lhe são substituíveis se o preço de um bem baixou, baixará não só a quantidade oferecida desse bem mas também dos bens que lhe são substituíveis; a variação dos custos dos factores produtivos, pois diante um aumento do preço de produção o produtor tenderá a diminuir a quantidade oferecida; a introdução de inovações tecnológicas ao fazer diminuir os custos da produção propenderá fazer aumentar as quantidades oferecidas; e a dimensão do mercado influência a oferta, pois se torna compensatório produzir pequenas quantidades para um mercado de dimensões reduzidas assim acontece o inverso para mercados de grande dimensão.

Factores que influenciam a procura

Os factores que influenciam a procura são o preço dos outros bens, pois diante do aumento do preço daquele bem, a procura poder-se-á deslocar para um produto que lhe seja substituível; o rendimento disponível dos consumidores constitui um outro factor que impressiona a procura, pois perante o seu rendimento o consumidor pode considerar que não lhe é possível adquirir determinado bem; o gosto dos consumidores, influenciados algumas vezes pela moda ou publicidade constitui também um factor que influencia a procura; as acções de publicidade ou as técnicas de vendas utilizadas, são também factores que exercem um papel importante na modelação do gosto dos consumidores fazendo aumentar a procura; e as variações sazonais desempenham igualmente influência sobre a variação da procura.

Monopólio, Monopsónio, Oligopólio e Oligopsónio

Monopólio - Faz parte da concorrência imperfeita, neste tipo de mercado só existe um único vendedor.
Monopólio Natural - Trata-se de um monopólio natural quando existe a necessidade de efectuar elevados investimentos para a produção de um bem ou serviço, tornando-se mais rentável a exploração apenas por uma empresa.
Monopólio Legal - Trata-se de um monopólio tecnológico quando a empresa (ou marca) é afirmada no mercado devido à sua superioridade tecnológica.
Monopsónio - Faz parte da concorrência imperfeita, neste tipo de mercado só existe um único comprador.

Oligopólio - Faz parte da concorrência imperfeita, neste tipo de mercado existe um número reduzido de vendedores.
Oligopsónio - Faz parte da concorrência imperfeita, neste tipo de mercado existe um número reduzido de compradores.

Mercado de Concorrência Perfeita

Este tipo de mercado caracteriza-se pela existência de um elevado número de vendedores e compradores, não tendo qualquer deles capacidades de fixação do preço.

Para que seja considerado como concorrência pura perfeita é necessário que se verifiquem todas as seguintes condições:

Atomicidade do mercado, ou seja, nenhuma das empresas tem capacidade na fixação de preço devido há existência de um número elevado de compradores e vendedores.

Homogeneidade do produto, ou seja, o comprador pode estabelecer comparações e realizar a sua escolha devido ao produto apresentar o produto características semelhantes.

Transparência do mercado, ou seja, existe livre acesso a toda a informação acerca do mercado por parte dos agentes do mercado.

Mobilidade dos factores, ou seja, a todo o momento é possível entrar ou sair do mercado ou mudar de ramo de actividade sem que existam demasiados entraves.

O Mercado

Mercado é toda a situação em que compradores (procura) e vendedores (oferta) de um determinado bem ou serviço aceitam o preço e a quantidade a transaccionar.

Apesar da diversidade de mercados que encontramos na realidade quotidiana, é possível classificá-los e agrupá-los por tipos, de acordo com o número de vendedores e compradores que compõem, bem como a influência de cada um é muito limitada.

O mercado pode ser de concorrência perfeita ou imperfeita.