Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A Moeda

No âmbito da disciplina de Economia mais precisamente no módulo Moeda e financiamento da actividade económica estamos a construir um portfólio sobre a temática do módulo.


Vamos agora falar sobre a origem da moeda, a sua evolução e em que consiste a troca directa e indirecta.

A evolução da Moeda

Os sinais mais antigos de utilização de moedas são da China, no período de 1100 a.C.. No âmbito europeu e mediterrâneo apareceu pela primeira vez no século VI a.C. na Ásia Menor, na Lídia e estendeu-se na Grécia, e os fenícios disseminaram seu uso por toda a área mediterrânea.

A história da moeda está intimamente ligada à história do dinheiro e das trocas comerciais, especialmente no que diz respeito à passagem de uma economia baseada na troca directa para outra baseada na troca indirecta (ou monetária). A moeda surgiu em diversas civilizações, com diversas formas de representação do valor monetário: conchas, o sal, o ouro, a prata etc. Em uma acepção mais estrita, a palavra moeda refere-se a aparição de pedaços de metal estilizados e cunhados por uma instância governativa. A função das moedas metálicas e, posteriormente, do papel moeda, foi, pois, facilitar as trocas comerciais.

Sem comentários:

Enviar um comentário