Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A nossa moeda actual - Euro

O euro nasce em Janeiro de 1999, como moeda única dos países aderentes da União Europeia tendo, a partir daí, as moedas nacionais passado a funcionar como subdivisões não decimais do euro.


Em 1 de Janeiro de 2002, começam a circular notas e moedas de euros em Portugal, Espanha, Itália, França, Grécia, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Alemanha, Áustria, Finlândia e Irlanda – os doze países participantes na União Económica e Monetária e ainda em quatro micro estados – Andorra, S. Marino, Vaticano e Mónaco.

O euro é a divina legal nos territórios não continentais dos países envolvidos – arquipélagos dos Açores, da Madeira, de Guadalupe, ilhas Canárias, de S. Pierre e Miquelon, de Mayotte, de Reunião, de Martinica – e em Melilla, Ceuta e Guiana Francesa – circulando assim, não só na Europa Continental mas também nas ilhas atlânticas, em África, na América do Sul e nas Canárias.

As vantagens da moeda metálica são: relativamente inalterável com o tempo; facilmente divisível em pequenas partes, não perdendo, no entanto o seu valor; fácil de transportar; difícil de falsificar, baixa procura não monetária; sendo de metal precioso, é rara e escassa.

Sem comentários:

Enviar um comentário